São extremamente comuns comentários do tipo “eu odeio política” ou “eu não me envolvo com política de maneira alguma”. No entanto, o que rege a vida em sociedade é a política, que é utilizada desde para permear conflitos entre indivíduos até para definir o perfil de uma nação.
É com essa ideia que o Rotaract Club de Pains inicia mais um projeto, Cidadão Politizado é o nome dele. As vésperas das eleições do 2º Turno ainda existem inúmeros eleitores indecisos sobre em quem votar. Pensando nisso a Secretaria do Club criou o projeto, que tem como objetivo alertar os moradores de Pains e região sobre a importância de um voto consciente, um voto correto. Uma das divulgações do projeto é a distribuição de panfletos pela cidade. O texto impresso nos panfletos foi redigido pela segunda secretaria Ana Paula Londe. Confira o texto na íntegra.
"A doutrina política adotada atualmente no Brasil é a democracia, que tem como base o voto universal para garantir o governo do povo, uma vez que os governantes são escolhidos diretamente por cada um dos cidadãos. Dessa forma, fica evidente a importância do voto para assegurar a soberania popular. Votar em branco ou anular o voto significa abrir mão do exercício da cidadania, ou seja, significa cruzar os braços diante da oportunidade mais viável - ainda que a longo prazo, de mudar o cenário político em nosso país.
Mas não basta votar, é necessário ter consciência plena da escolha! É de suma importância que as propostas dos candidatos sejam analisadas levando em conta não apenas aquilo que beneficia uma minoria, mas o que pode tornar o Brasil uma nação cada vez mais justa e desenvolvida. Além desse aspecto, a pesquisa da biografia do candidato é de grande relevância, para evitar a eleição de políticos com a carreira marcada por denúncias de corrupção e improbidade administrativa (comportamento criminoso por parte do governante no exercício de sua função, o qual lhe proporciona enriquecimento ilícito ou causa lesão ao patrimônio público).
Depois de examinar esses aspectos e adquirir a noção do quão importante são as atividades políticas, cada um estará pronto para fazer uma boa escolha. E se essas boas escolhas forem feitas a partir de agora, ou seja, desde o início da vida eleitoral (como é o nosso caso), numa visão otimista, será possível ver a política brasileira com um pouco mais de orgulho."
Assim o Rotaract Club de Pains acredita que todos nós podemos ser Cidadãos Politizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário